quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Um estímulo a mais

Hoje estamos com uma novidade, sabemos da dificuldade de mercado, mas ao mesmo tempo vemos pessoas bem sucedidas na área e não sei se essa é a visão de todos mas pra mim pelo menos fico muitas vezes pensando, como conseguiram, qual foi o pontapé inicial?
Me deparo sempre com uma característica similar, se não todos, mas a maioria começou a se destacar na faculdade.
Sendo assim, resolvi contemplar algumas histórias de profissionais que conquistaram seus espaços como RP´s no Brasil.
Hoje temos o depoimento de Patrícia Zawascki, sócia-diretora da Plus Marketing e formada em Relações Públicas pela Unisinos.
Espero que o depoimento dela de a vocês todos mais um estímulo para continuarem a lutar.
Quero ainda agradecê-la pela colaboração com o nosso blog.


Em 2000 iniciei o curso de Comunicação Social habilitação em Relações Públicas na Unisinos (Universidade do Vale dos Sinos). Na busca de estágios na área da comunicação, acabei entrando em empresas que me contrataram para trabalhar como RP, mas quando iniciavam-se os trabalhos a realidade era outra. As vagas eram mais destinadas a vendas e trabalho de escritório, já as ações de RP que era o que eu buscava, nada.Não vou negar que me frustei um pouco, senti medo do futuro, pois percebia que nenhuma dessas empresas, sabiam o que era ser Relações Públicas ou simplesmente as atividades que poderíamos exercer. Foi então que continuei a estagiar, mas procurei outros caminhos, passei a exercer trabalho voluntário de RP em Ong’s da minha região, pois o que eu mais queria era aprender na prática a minha tão sonhada profissão e então me tornar uma profissional capacitada.Assim passaram-se os anos, me formei em 2006, com distinção em meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), entrei de sócia da agência Plus Marketing Ltda no RS, passando a trabalhar na elaboração de planejamentos de comunicação e marketing, execução de projetos, assessoria em marketing, além de executar palestras e treinamentos de comunicação, atendimento e Endomarketing a empresas da região. Fui indicada pelo terceiro ano consecutivo na categoria Profissional Revelação do Prêmio RP do Brasil e hoje percebo que a profissional que sou deve-se as experiências que tive, sejam elas na área ou não, pois quando queremos crescer, tudo que vivemos se torna aprendizado. Sou muito feliz por trabalhar com o que realmente amo, nada em minha vida aconteceu de graça, tudo foi resultado de muito trabalho e esforço. Dou uma dica a quem está estudando ou desacreditado do futuro, o profissional que queres ser, não dependerá de mais ninguém, a não ser você mesmo. Sucesso a todos. Criação de artigos – Patrícia Zawascki:Em 2005, quando desenvolvia meu TCC, percebi que haviam poucas bibliografias e artigos relacionados aos assuntos que eu procurava, vi que muitos dos meus colegas passavam por essas mesmas situações, foi então que decidi escrever sobre imagem, um assunto que muito me atraia. Após esse artigo pessoas de alguns estados do Brasil me mandavam e-mails elogiando o artigo e pedindo ajuda em seus trabalhos. Gostei da repercussão e resolvi escrever outro, demorei alguns meses para enviar a algum site, mas quando enviei, para minha surpresa, aceitaram imediatamente. Após alguns dias vários blog’s haviam copiado esse artigo e continuei a receber e-mail de pessoas que liam, gostavam e pediram para utilizar em seus trabalhos. Percebo que as pessoas gostam dos artigos e sentem-se a vontade para compartilhar suas opiniões e experiências comigo, e essa proximidade estimula para que eu continue expondo minhas opiniões em forma de artigos.
31/08/2009

1 comentários:

Marcello Chamusca (Portal RP-Bahia) disse...

Ótima idéia!

Nada como mostrar através de um caso real como as coisas devem funcionar.

Parabéns!

Um grande abraço do amigo
Marcello Chamusca

Postar um comentário